segunda-feira, 18 de abril de 2011

Teoria do Big Bang - Onde tudo começou

Existe uma teoria que diz que há 14 bilhões de anos atrás não existia o universo composto por matéria, apenas energia. Quando uma grande explosão aconteceu, tão grande e rápida que calcula-se que em 5 milésimos de segundo ela já estava do tamanho superior ao do nosso sol, numa grande bola de massa quente onde energia se transformava em matéria e matéria se transformava em energia. Nos primeiros minutos o universo não passava de partículas subatômicas, depois de um tempo o universo já estava muito grande, milhares de vezes maior. Quando de repente nosso universo travou uma luta épica com a antimateria.

A antimatéria é simplesmente a energia contrária da matéria, por exemplo, o átomo de matéria possui prótons de energia positiva e elétrons de energia negativa e o átomo de antimateria é o oposto, possui prótons de energia negativa e elétrons de energia positiva, mas a antimatéria e a matéria juntas tem grande poder de destruição, porque quando entram em contato elas se destroem em uma explosão com tamanho definido pela quantidade de matéria e antimatéria em contato.

Voltando de onde paramos, a matéria e a antimatéria travaram uma luta titânica, a matéria ganhou senão hoje não estaríamos aqui. Ganhou, mas por muito pouco, digamos que a matéria tinha 1001 soldados enquanto a antimatéria tinha apenas 1000, e foi por essa mínima diferença de um que fez a matéria ganhar e depois disso o universo continuou a se expandir. 
Com o passar do tempo o universo começou a esfriar e os primeiros átomos formaram nuvens de hidrogênio e hélio que formariam futuras estrelas e galáxias.



Agora que vocês já sabem um pouco da Teoria do Big Bang, vou continuar contando como essa história continua no próximo post explicando como se formaram as galáxias e estrelas. 

                                              

Um comentário:

  1. Muito bom, Christian :) Bem legal e fácil de entender. Além de gostar do assunto, está demonstrando ter um perfil de um bom professor, conseguindo simplificar conceitos e idéias e passá-los de forma clara e fácil para as outras pessoas.
    Vou te dar um link sobre um programa chamado O Universo - Além do Big Bang para ver no YouTube e se aprofundar mais no assunto: http://www.youtube.com/watch?v=0N0kFPekLo0
    Jã aguardo o próximo post. Abraços, Paulo

    ResponderExcluir