domingo, 12 de junho de 2011

Galáxias e estrelas - O que são? Parte I

Poucas pessoas sabem, mas calor é igual a velocidade, na teoria do Big Bang o universo estava super comprimido e muito quente quando ouve a explosão, então quanto mais o universo se expandiu mais frio ficou, e os primeiros átomos do universo começaram a parar, é ai que a gravidade começou a agir unindo as nuvens de hidrogênio e hélio, e as grandes formações de gás formaram as galáxias e as pequenas formaram as estrelas.

                                                  ESTRELAS O QUE SÃO?

Estrelas são basicamente grandes bolas de gás muuuuito quente, uma estrela normal e composta por 70% de gás hidrogênio, 25% de gás hélio e 5% de outros gases, uma estrela tem várias fases, a primeira é quando restos de uma outra estrela ou nebulosa se juntam e formam uma pequena estrela clara e quente e com brilho que varia do azul claro ao branco, esse tipo de estrela é chamado de anã branca. Você sabia que algumas anãs brancas podem ter o tamanho do planeta Terra? Algo menor do que is so e considerado uma sub-estrela.

A segunda fase de uma estrela é quando ela está jovem e com  temperatura e tamanho variável, nessa fase ela tem brilho amarelo e laranja, e é chamada de média amarela. Você sabia que o nosso sol é um tipo de média amarela?

A terceira fase é quando a estrela está muito grande e fria, nessa fase ela tem brilho de cor vermelha, esse tipo de estrela e chamada de gigante vermelha.Você sabia que a maior estrela que já foi descoberta é a gigante vermelha VY Cannis Majoris, que é um milhão vezes maior que o nosso sol?

As estrelas como foi dito anteriormente possuem fases mas elas também morrem, dependendo do tamanho e da idade da estrela ela pode terminar de vários jeitos como por exemplo: quando uma estrela  gigante vermelha esta muito grande e velha ela é chamada de super gigante vermelha, esse tipo de estrela termina soltando suas camadas e transformando-se em uma nebulosa.

                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário