domingo, 12 de junho de 2011

Galáxias e estrelas - O que são? Parte II

 GALÁXIAS  O QUE SÃO?          

Galáxias são simplesmente um gigantesco conjunto de estrelas, gás e poeira que se mantém em conjunto por causa da gravidade.

Galáxias são gigantescas, algumas delas tem anos luz de comprimento (ano luz é a medida de comprimento que a luz leva um ano para atravessar, lembrando que a luz viaja a 300.000 quilômetros por segundo). Existem varios tipos de galáxias como por exemplo:

*galáxias em espiral
É o tipo de galáxia mas comum no universo,e  como o nome já diz esse tipo de galáxia possui vários braços que lhe dão a forma de espiral, você sabia que a Via Láctea, a nossa galáxia é um tipo de galáxia em espiral?

*galáxias em espiral com barra
Seu núcleo possui formato cilíndrico parecido com uma barra com dois braços nas pontas em formato de espiral, que deu seu nome (galáxias em espiral com barra).

*galáxias elíptica
É um tipo de galáxia que possui forma circular ou elíptica, elas variam de tamanho podendo ter milhares de anos luz a algumas dezenas, a maioria delas se parece com o centro de outras galáxias espirais com pouco gás e estrelas, cientistas sugerem que ela se formam a partir da  junção de duas ou mais galáxias em espiral.

*galáxias irregulares
Galáxias irregulares são umas das mais estranhas galáxias por causa dos seus formatos e cores, ainda não se sabe por que elas são assim, mas muitos cientistas sugerem que elas não possuem formatos em espiral porque a gravidade não teve tempo de agir sobre elas isso significa que elas são galáxias jovens, ou que são galáxias normais que foram afetadas pela gravidade de uma galáxia maior.

*galáxias anãs
São galáxias muito pequenas com um número de estrelas 100 vezes menor que o de uma galáxia como a Via Láctea. Esse tipo de galáxia constitui a maior parte da população de galáxias já registrada, essas galáxias normalmente orbitam outras galáxias maiores, a nossa Via Láctea possui vários desses satélites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário